Programas Hotel de Projetos,
Pré-Residência, Residência

Cada empreendedor chega nos ambientes de inovação com conhecimentos, habilidades e atitudes totalmente diferentes um do outro.

Tem startups que começam suas primeiras atividades com uma ou duas pessoas, geralmente sócios e com perfil técnico sem nenhum conhecimento sobre modelo de negócios, precificação ou lean startup.

Nos programas o gestor dispões de diversas atividades que irá conduzir o empreendedor para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes consideradas importantes e necessárias para o desenvolvimento sólido da sua startup.

O primeiro programa que o empreendedor inicia é chamado de Hotel de Projetos, é onde iniciará a transformação de uma ideia em um projeto. É necessário desenvolver 68, dentre elas 1- Conhecer fatores chaves relacionados com a solução proposta: políticos, sociais, ambientais, culturais e legais e 2- Realizar Benchmarking de tecnologias e pesquisas disponíveis. 

Programas Hotel de Projetos, Pré-Residência, Residência

Na primeira, o empreendedor deverá conhecer se a sua proposta de solução para um problema está de acordo com a política local, regional e nacional, ainda, se está de acordo com as classes sociais e também não infringe as leis ambientais e culturais. Na segunda atividade o empreendedor deverá realizar uma pesquisa das tecnologias disponíveis para utilizar no seu projeto e identificar se é viável a aplicação da mesma. Essas são apenas duas das 68 propostas no programa Hotel de Projetos.

No programa Pré-Residência o empreendedor já concluiu todas as atividades propostas no programa anterior, e agora ele terá 76 atividades para desenvolver, sendo 1- Conhecer questões legais e sindicais que podem afetar o RH do negócio e 2- Conhecer noções básicas de marketing (branding e marketing digital).

No terceiro e último programa proposto, o gestor aplicará 34 atividades, nesse programa o nível de maturidade do empreendedor e do negócio está bem consolidado, mas, ainda precisa identificar, 1- Conhecer dados e indicadores estratégicos dos concorrentes e 2- Conhecer novos mercados, principalmente internacionais, essas são apenas duas das 34 propostas. 

Toda jornada do empreendedor no ambiente de inovação poderá chegar até 6 anos, sendo 2 anos em cada programa, mas, entende-se que cada empreendedor tem o seu próprio ritmo, podendo terminar antes ou depois cada programa, o gestor avalia as condições de cada um para aplicar as regras deste Modelo de Avaliação da Maturidade de Startups

Assim, ao concluir o terceiro e último programa o empreendedor estará pronto para sair do ambiente deixando lugar para os próximos ingressantes.